quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014



celular Android conecta na wireless mas não navega?


Quem compra um smartphone hoje em dia um certamente vai acessar Internet por ele, principalmente se tiver um roteador wireless em casa. Adquiri recentemente um aparelho Android e, ao tentar acessar a Internet, passei por um problema que já tinha tido em antigo E71, e que eu achava ser culpa do aparelho.

O problema
Possuo em casa o serviço de internet da GVT, e o modem é ligado em um roteador TP-link. Quando o celular achava minha rede wireless e conectava (inclusive acusando sinal forte), ele não navegava, não entrava em nenhuma página (apesar de, às vezes, conectar no aplicativo do Facebook). O curioso é que o notebook, conectado ao mesmo roteador, navegava tranquilamente.


As tentativas
Visitei fóruns onde cada um sugeria uma coisa. Uns diziam pra mudar criptografia pra WEP, outros para WPA2, outros para mudar o beacon interval, resetar o roteador, mudar o IP, usar IP estático, usar IP automático… enfim. Só faltaram me mandar botar o roteador de cabeça pra baixo e dar 3 pulinhos.

A solução

Precisei apenas alterar o DNS no roteador wireless e usar um DNS público (como o do Google por exemplo). Como se faz isso? No meu TP-link é bem fácil, mas a dica funciona na maioria dos roteadores:
- Acesse o painel de administração do seu roteador digitando ”http://192.168.0.1″ (sem aspas) na barra do seu navegador internet (é o mais comum, mas pode ser tambem http://192.168.0.1 ou até http://10.0.0.1 , consulte o manual ou a etiqueta embaixo do roteador)

- Ele irá lhe pedir usuário e senha do roteador (normalmente é usuário: admin e senha: admin). Isso vem na etiqueta do roteador, ou no manual. Se você não tem nenhum dos 2, digite no Google o modelo do seu roteador e a frase “senha de administrador”

- Você vai entrar no painel de administração do roteador

- Normalmente em WAN > advanced , ou em advanced você pode ver o espaço para digitar o DNS

- Coloque os DNS do Google

DNS principal: 8.8.8.8
DNS secundário: 8.8.4.4

Após salvar, ele pede um reboot no roteador. Aguarde até o fim, depois conecte na wifi pelo celular e faça o teste.



Conclusão
O que ocorre é um problema de rota. Às vezes o DNS da sua operadora de Internet não está legal e não dá pra mudar isso no celular, já que normalmente os IPs ficam automáticos nos celulares. Até dá pra mudar, mas você teria que configurar de novo toda vez que trocasse de rede wifi. Melhor deixar automático, né? Pois bem. Depois disso meu celular navegou normalmente.
Categories: ,

5 comentários:

  1. Obrigado pela dica. eu ja havia tentado de tudo e não resolvia, agora ta funcionando beleza.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, já tinha feito de tudo e até comprado outro roteador e nada dava certo. Agora está tudo legal depois que segui sua orientação. Obrigado.

    ResponderExcluir